O que é Tesouro Gerencial: conheça sua origem e importância

O que é Tesouro Gerencial: conheça sua origem e importância

O que é Tesouro Gerencial: conheça sua origem e importância
#tesourogerencial #tg #siafi #gestãopública

As origens da ferramenta

Em 1987, para atender à necessidade de informações que permitissem aos gestores agilizar o processo decisório, o Governo Federal implantou o Sistema de Administração Financeira e Controle — SIAFI.
Você conhece o Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI? Quer entender mais sobre esse sistema antes de se informar sobre Tesouro Gerencial? Recomendamos a leitura do post: O que é SIAFI? Quais são os objetivos do SIAFI? (https://mmpcursos.com.br/blog/o-que-e-siafi-objetivos)
O SIAFI possibilita segurança e rapidez na entrada de dados. No entanto, não disponibiliza muitas facilidades na extração de informações gerenciais, haja vista que a maioria das transações utilizadas nesse Sistema é estruturada, e, portanto, inflexível. Poucas eram as transações que permitiam extrair informações gerenciais, como: CONOR, CONSULTORC, CELULAS.
A dificuldade de extrair tais dados exigiu o desenvolvimento de novas ferramentas que permitissem ao gestor a realização de consultas gerenciais com flexibilidade e rapidez.
Em 1995, para propiciar essa maleabilidade na obtenção de informações gerenciais da execução orçamentária e financeira, foi desenvolvido projeto para implantação do SIAFI Gerencial nas redes locais das unidades usuárias.
A característica básica do SIAFI Gerencial era uma maior flexibilidade tanto na forma de parametrização dos filtros quanto na forma de apresentação das mesmas. Dessa maneira, era um sistema que atendia às necessidades dos usuários de forma tempestiva e customizada.
Em 2009, dentro do processo de modernização das soluções de tecnologia da informação do Tesouro Nacional, foi implantada uma evolução do SIAFI Gerencial, que passou a ser acessado por meio da web.
Essa mudança teve como objetivo proporcionar aos usuários o acesso à aplicação via navegador (browser), sem a necessidade de instalar qualquer aplicação na estação de trabalho e a contratação de circuitos para acesso à rede do SERPRO. Outra inovação foi a possibilidade de exportação de planilhas para os formatos .XLS (MS-Excel) e .ODF (BR Office).
O acesso ao SIAFI Gerencial se fazia por intermédio das plataformas via rede local e via web por um certo período. A versão cliente-servidor deixou de ser utilizada em 2010, quando apenas a versão web ficou disponível.
O SIAFI Gerencial permitia ao usuário definir, conforme suas necessidades, a estrutura da consulta a ser realizada. O ponto forte desse sistema era justamente atender às demandas explícitas de cada usuário, uma vez que possibilitava estruturar, com flexibilidade o contexto, a apresentação e a saída da informação.
A consulta era elaborada no momento de sua realização, em decorrência da sua necessidade e podia ser estruturada conforme a necessidade do usuário.
O objetivo do SIAFI Gerencial era atender às demandas de informações gerenciais das áreas que possuem atribuições de gerência orçamentária, financeira e controle e subsidiar as áreas estratégicas de informações para o aperfeiçoamento do processo de tomada de decisões do governo.
O SIAFI Gerencial Web foi descontinuado em 2017 e parte de sua base de informação foi transferida (2008 a 2014) para o Tesouro Gerencial – TG, o qual conta com dados da execução a partir de 2008.
O Tesouro Gerencial (TG) é atualmente o sistema de consulta à Execução Orçamentária, Financeira, Patrimonial do Governo Federal no âmbito do Orçamento Fiscal e Seguridade Social, a qual se dá por meio do SIAFI.
Logo, o Tesouro Gerencial (TG) é um dos sistemas informatizados de consulta aos dados do SIAFI, criado com o objetivo de consolidar as informações em uma base única para otimizar a extração de relatórios gerenciais.
Para ter acesso ao Tesouro Gerencial (TG), o usuário deverá ser cadastrado no SIAFI e habilitado com perfil específico – “TESCONGER”. A senha de senha de acesso ao Tesouro Gerencial (TG) é a mesma do SIAFI.
A implantação do Tesouro Gerencial (TG) ocorreu em 2015, juntamente com o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público — PCASP – no âmbito da União, que propiciou o aprimoramento do processo de consolidação das contas públicas nos três níveis de governo.
Essa alteração ampliou a necessidade de evolução do SIAFI Gerencial – SG, antecessor do TG. Era preciso uma ferramenta mais dinâmica e mais eficiente. No Tesouro Gerencial (TG) estão disponíveis dados do SIAFI a partir do exercício de 2008.
O Tesouro Gerencial
O Tesouro Gerencial (TG) foi desenvolvido em arquitetura BI (Business Inteligence). Os sistemas BI facilitam a análise de grandes volumes de dados complexos, provendo a habilidade de visualizar os dados a partir de muitas perspectivas, com vários níveis de detalhe.
O banco de dados do sistema (DW — Data Warehouse) armazena os dados que serão utilizados pelo sistema, num formato otimizado para o processamento analítico. A Plataforma de BI (Microstrategy) do TG provê as ferramentas para análise dos dados e geração de relatórios.
A nova ferramenta possui um grande gama de possibilidades, permitindo o cruzamento de informações de dados provenientes dos lançamentos contábeis com dados originários de documentos contábeis.
A modelagem da nova ferramenta é multidimensional, permitindo que em um mesmo relatório seja possível relacionar atributos relacionados a saldos contábeis, campos de documentos e campos de tabelas.
Nesse sentido, é essencial que os profissionais que atuam nas áreas de orçamento, finanças, patrimônio, contabilidade, controle, auditoria e gestores das unidades pertencentes ao Governo Federal sejam capacitados por meio de completo Curso de Tesouro Gerencial (TG).
O Tesouro Gerencial (TG) é acessado pela web, permitindo a elaboração de relatórios baseados em dados do SIAFI com mais flexibilidade e possibilidades bastante superiores de análise, associação, combinação, filtragem e apresentação do que o SIAFI Gerencial. A elaboração desses relatórios se faz por meio da utilização de diversos tipos de objetos, que representam os dados do SIAFI.
O próprio relatório, equivalente à consulta construída do SIAFI Gerencial é um objeto, o que permite uma gestão das consultas da unidade parecida com a manipulação de arquivos. Ele pode ser copiado, renomeado, movido, gravado em pastas etc.
O Tesouro Gerencial (TG) possibilita a extração de informação baseada no documento de lançamento contábil. Logo, é possível realizar consultas de acordo com múltiplos aspectos presentes nesses documentos, como: conta contábil, fonte do recurso, programa de trabalho, favorecido do documento, data de emissão etc.
Com o Tesouro Gerencial (TG) podemos descobrir, por exemplo, o que foi empenhado, liquidado, pago ou inscrito em restos a pagar para qualquer empresa, em qualquer unidade gestora, em qualquer período, em qualquer ação orçamentária e qual foi a finalidade do gasto.
Assim, o Curso de Tesouro Gerencial – TG – é ferramenta indispensável ao correto acompanhamento da gestão orçamentária e financeira no âmbito da União, pois fornece informações úteis, tempestivas e confiáveis.
Além dessas qualidades, a entrega parametrizada de relatórios pode ser otimizada, via correio eletrônico, em datas previamente agendadas.
Portanto, a ferramenta Tesouro Gerencial (TG) representou um avanço na compilação de dados orçamentários, financeiros e patrimoniais do Governo Federal. Essa inovação trouxe a oportunidade de melhor gerir as informações, representando ganho para todos os envolvidos – gestores, contadores, controladores e auditores.
O acesso ao Sistema Tesouro Gerencial (TG)é por meio da mesma senha do SIAFI Operacional.
Destaca-se que, diferentemente do SIAFI Operacional, o Tesouro Gerencial (TG) não possui limitação na abrangência da consulta de acordo com o nível de acesso do usuário.
Assim, o usuário do Tesouro Gerencial terá acesso a informações de qualquer Unidade Gestora, Entidade ou Órgãos cadastrados no SIAFI, semelhante ao nível 9 do SIAFI Operacional.
Desta forma, é importante salientar que ao conceder esse acesso, o gestor e o cadastrador estarão autorizando o usuário a acessar todos os dados de todos os órgãos do SIAFI. Por conseguinte, ambos dividem a responsabilidade juntamente com o usuário no uso das informações consultadas.
De forma resumida, a tabela abaixo demonstra os principais aspectos relacionados à evolução do Tesouro Gerencial (TG) em relação ao Siafi Gerencial:
FUNDAMENTOS
SIAFI GERENCIAL
TESOURO GERENCIAL
Exercício (pesquisa)
Não era possível consultar mais de um exercício ao mesmo tempo
Permite consultar informações de vários exercícios de forma concomitante
Senha de Acesso
Era diferente do SIAFI Operacional
A mesma do SIAFI Operacional
Parâmetros
Apenas três: Item de Informação, Tipo de Valor e Mês de Referência
Diversos Atributos
Escopo das Pesquisas
Grupo de Itens de Informação
Item de Informação (atributo) e Conta Contábil

Em síntese, se você atua na área de orçamento, finanças, contabilidade, controle, auditoria ou é um assessor que presta informações para a gestão, é uma condição “Sine qua non” a destreza em trabalhar com o Sistema Tesouro Gerencial (TG).
O próprio TCU utiliza a ferramenta para obtenção de informações, conforme constata-se no Acórdão 2.527/2022 – Plenário:
“1.3. Metodologia
6. Os procedimentos de auditoria basearam-se em exame da legislação pertinente, dos registros efetivados no Siafi, entre 2018 e 2020, de consultas ao Tesouro Gerencial, por meio das quais foram selecionadas as Unidades Orçamentárias (UOs) que executaram os maiores valores a título de DEA e/ou cuja execução de despesas dessa natureza apresentou comportamento atípico ao longo dos três últimos exercícios. Registre-se que, tendo em conta que a execução de DEA se refere a compromissos assumidos em exercícios já encerrados, excepcionalmente, impôs-se necessária a análise pontual de atos e fatos anteriores ao aludido período. Adicionalmente, realizou-se a análise das respostas às diligências, bem como de informações obtidas em reuniões com servidores das unidades jurisdicionadas.” (grifo nosso)
Portanto, se você deseja aprender com profundidade sobre a ferramenta, a MMP oferece um curso completo, com teoria e prática, do Tesouro Gerencial, cuja satisfação dos alunos é EXCELENTE!
Veja o que os alunos dizem sobre o curso no detalhamento constante no link abaixo:
https://mmpcursos.com.br/tesouro-gerencial

mmpcursoscaptre

all author posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are makes.