Nosso Blog

Veja outros Posts

Por que da Conformidade de Registro de Gestão?

Por que da Conformidade de Registro de Gestão?

Porque a Macrofunção SIAFI 02.03.14 – Conformidade de Registro de Gestão – assim dispõe:

“3.4 - Será admitida exceção ao registro da conformidade dos registros de gestão quando a Unidade Gestora Executora se encontre, justificadamente, impossibilitada de designar servidores distintos para exercer funções, sendo que, neste caso, a conformidade será registrada pelo próprio Ordenador de Despesa.

3.5 - Será admitida exceção ao registro da conformidade de gestão às empresas públicas não dependentes do orçamento fiscal e da seguridade social.”

Porque a Macrofunção SIAFI 02.03.15 – Conformidade Contábil –estabelece:

2.1.2 - A Conformidade Contábil terá como base os Princípios e Normas Contábeis aplicáveis ao setor público, o Plano de Contas da União, a Conformidade dos Registros de Gestão, o Manual Siafi, e outros instrumentos que subsidiem o processo de análise realizada pelo responsável pelo seu registro. (grifo nosso)

2.1.3.1 - A Conformidade dos Registros de Gestão, suporte ao registro da Conformidade Contábil, é o procedimento voltado para a averiguação da adequabilidade dos documentos emitidos no Siafi com a documentação suporte, não se confundindo com a análise da legalidade do ato, cuja responsabilidade é de quem.o ordenou.”

Porque a Instrução Normativa STN nº 06, de 31/10/2007, que disciplina os procedimentos relativos ao registro das Conformidades Contábil e de Registro de Gestão, no artigo 2º de modo igual determina que a Conformidade de Registro de Gestão é base para a Conformidade Contábil.

Porque o Decreto 6.976, de 07/10/2009, que dispõe sobre o Sistema de Contabilidade Federal e dá outras providências, no artigo 8º ordena:

“Art. 8º Compete aos órgãos setoriais do Sistema de Contabilidade Federal:

(...)

II-verificar a conformidade de gestão efetuada pela unidade gestora;”

Portanto, a designação de um servidor para atuar como Responsável pela Conformidade de Registro de Gestão de uma unidade, além de fortalecer o controle primário da gestão e minimizar riscos na aplicação dos recursos públicos, atende aos dispositivos legais supramencionados.

Logo, todo Ordenador de Despesas deve formalizar a indicação de um servidor para atuar como responsável pela Conformidade de Registro de Gestão.  Caso a unidade não tenha servidores suficientes para exercer atividades distintas em respeito ao  Princípio da Segregação de Funções, o próprio ordenador de despesas será o responsável pelo registro da Conformidade de Registro de Gestão.

Assim, atualmente, não há possibilidade de uma unidade gestora executora, pertencente ao Orçamento Fiscal e de Seguridade Social, não possuir um servidor titular responsável pela Conformidade de Registro de Gestão cuja indicação deverá constar no cadastro e no rol de responsáveis da unidade gestora no Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI).

A MMP oferece um curso presencial e completo, com teoria e prática, sobre Conformidade de Registro de Gestão. Confira informações e a programação aqui

Espero que este post te ajude a compreender um pouco mais sobre o tema! Quer conversar mais sobre o assunto? Deixe o seu comentário aqui embaixo ou nos escreva ([email protected]), será um prazer ajudar você!

Professor Ronaldo Cardoso

Professor Ronaldo Cardoso, Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade e Auditoria Governamental pela Universidade de Brasília, MBA em Contabilidade Aplicado ao Setor Público pela Universidade Católica de Brasília.   Experiência de mais 20 anos de Setorial Contábil e Auditoria. Autor de artigos científicos dentre esses “O Papel da Conformidade de Registro de Gestão no Controle Preventivo do Ciclo Orçamentário: Um importante instrumento de sinalização para a auditoria e redução de riscos de impropriedades ou irregularidades na gestão pública federal” apresentado no Congresso da XXXVII EnANPAD 2013, no período de 07 a 11/09/2013

 

Deixe seu Comentário

Assine nossa Newsletter

Categorias

A MMP Cursos iniciou as suas atividades voltadas para a área de ensino no ano de 2011, em Brasília-DF, e possui como finalidade a capacitação, valorização, crescimento e treinamento profissional do pessoal para a melhoria da gestão nas organizações públicas e privadas.

Você também pode se interessar

© MMP Cursos

by nerit