Formação de Liderança no Serviço Público - Líder Coach

(Curso Novo)

Sobre o Curso

JUSTIFICATIVA:

O contexto de mudanças e restrições no setor público, aliado à necessidade de melhoria na prestação dos serviços aos cidadãos, exigem o desenvolvimento de líderes capazes de mobilizar equipes, construindo redes sinérgicas de relacionamentos, de gerenciar restrições de recursos, de oxigenar processos de trabalho e de buscar soluções inovadoras, conferindo assim um novo sentido para o exercício da administração pública.

A sociedade do conhecimento e o mundo sem fronteiras para o fluxo da informação exigem que a instituição disponha de quadros e lideranças altamente qualificadas nos níveis estratégico, operacional e tático.

A ação de capacitação PROGRAMA FORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS - LIDER COACH foi elaborada para atuais e potenciais líderes de equipes, com vistas a desenvolver competências técnicas e comportamentais que proporcionem à postura de liderança. Desenvolvimento e preparação do participante para aplicar diferentes estratégias de liderança, praticar a liderança situacional, utilizar técnicas de dinâmica de grupos, táticas de coaching e realizar feedbacks com assertividade.

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Curso

OBJETIVOS:

Proporcionar a gestores e sucessores o acesso a discussões e ferramentas, em formato de 'oficina', que desenvolvam competências para administrar pessoas e processos com foco em resultados.

  •  formar e prover o aperfeiçoamento contínuo de lideranças;
  •  ampliar a capacitação dos recursos humanos, melhorando seu aproveitamento funcional e suas perspectivas de futuro; definindo as competências essenciais à execução das diversas atividades dos órgãos e à condução dos projetos de interesse da Instituição.

Sensibilizar, incentivar e motivar sobre temas preponderantes da gestão contemporânea das organizações, enfatizando a importância do crescimento baseado:

  • no Ser Humano como principal fator de competitividade;
  • na importância de melhorias na produtividade, atendendo a necessidade urgente de fazer mais com menos;
  • na necessidade de um novo perfil profissional baseado no empreendedorismo, no amor ao trabalho, na autonomia da busca do conhecimento, no desenvolvimento das fortalezas e no gerenciamento das fraquezas;
  • na importância da Inovação e da Excelência nos processos, produtos e serviços e
  •  Propiciar o autoconhecimento e desenvolver nos participantes as competências  necessárias para a  gestão de pessoas e liderança;
  • Apresentar as características do líder coach;
  • Propiciar ferramentas para auxiliaar o líder em feedback, delegação, estabecimento de metas e gestão de equipes.

RESULTADOS ESPERADOS: 

  • Estabelecimento de clima de cooperação e confiança entre os servidores, de modo a favorecer a troca de saberes e à crítica construtiva;
  • Aumento da capacidade reflexiva e interventiva, tendo por base a gestão participativa e plena utilização do potencial criativo de cada um;
  • Renovação de energia e vitalidade das pessoas;
  • Aumento da sensibilidade às relações humanas, de modo a exercitar o diálogo com maturidade, cooperação e complementaridade às inteligências e ações;
  • Motivação para a busca de satisfação profissional e pessoal;
  • Compreensão dos fenômenos grupais observados: percepção, comunicação, liderança, desempenho de papéis, cooperação x competição, processo decisório, administração de conflitos;
  • Desenvolvimento do trabalho em equipe;
  • Valorização do ambiente de trabalho;
  • Promoção do comprometimento funcional;
  • Melhoria no clima organizacional.

 

PÚBLICO ALVO:

  • Gestores e Líderes de Organizações Públicas

 

Confira a Programação

Sobre a MMP

Conheça os Instrutores

Suely Cobucci

Instrutora

Educadora Empresarial, consultora e palestrante em Recursos Humanos (RH), Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, pela Fundação Universitária Iberoamericana - FUNIBER/Brasil/Espanha, Formação em Life & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (2012), licenciada pelo Behavioral Coaching Institute e pelo International Coaching Council, Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília, Pós-graduada em Psicopedagogia pela UniCEUB, Especialista em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP (Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama). Especialista em Jogos de Empresa.

Atuou como consultora responsável pela revisão, atualização e ampliação da terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, em Acordo de Cooperação com a Casa Civil.

Desde 1994, dedica-se ao estudo de temas ligados à melhoria de performance, autoconhecimento, crescimento pessoal e profissional, tendo participado de inúmeros eventos presenciais e a distância, em Brasília e  no Brasil.

 É parceira de diversas instituições públicas e privadas, com sólida atuação como instrutora e palestrante, oferecendo consultoria e treinamento em todo o Brasil, entre elas:

AGU (Advocacia Geral da União), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica),

ANVISA, (Agência Nacional de Vigilância Sanitária),

ASBACE (Associação Brasileira de Bancos Estaduais),

Banco Central do Brasil,

Banco do Brasil,

Banco do Estado do Pará - Banpará

BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento),

Câmara dos Deputados,

Cespe/UnB (Centro de Seleção e Promoção de Eventos),

Cobra Tecnologia do Banco do Brasil,

Conselho da Justiça Federal,

Conselho Federal de Contabilidade,

Conselho Federal de Psicologia,

Conselho Regional de Contabilidade Belém-Pará/DF,

Defensoria Pública da União,

Enap (Escola Nacional de Administração Pública),

Escola Agrotécnica Federal de Sombrio/Santa Catarina,

Escola de Empreendedores da Universidade de Brasília,

Escola de Gestão Pública,

Escola Fazendária (Esaf),

Escola Nacional de Governo,

Funasa (Fundação Nacional de Saúde),

Funcef (Fundação dos Economiários Federais),

Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária),

Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária),

Instituto Federal e Tecnológico do Ceará (Campus de Maracanaú)

Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Palmas/Tocantins

Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de São Vicente/Cuiabá

Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Sobral/CE

Justiça Federal;

Ministério da Ciência e Tecnologia,

Ministério da Educação,

Ministério da Justiça,

Ministério da Saúde,

Ministério das Relações Exteriores,

Ministério do Desenvolvimento Agrário,

Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior,

Ministério do Meio Ambiente,

Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão,

Petrobrás,

Polícia Federal,

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional,

Procuradoria-Geral da República,

Secretaria do Tesouro Nacional,

Senado Federal,

SEPLAN - Secretaria de Planejamento do Ceará,

Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil)

SOF (Secretaria de Orçamento Federal),

STF (Supremo Tribunal Federal),

STJ (Superior Tribunal de Justiça),

Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus),

TCU (Tribunal de Contas da União),

Tribunal de Contas do Distrito Federal,

Tribunal Regional do Trabalho – 10ª Região,

Tribunal Regional do Trabalho – 20ª Região Aracaju/SE,

Tribunal Regional Eleitoral – Palmas/Tocantins,

Tribunal Regional Eleitoral Florianópolis/SC

TST (Tribunal Superior do Trabalho),

Tribunal Regional do Trabalho Florianóplis/SC

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios

TRF

Unicamp (Universidade Federal de Campinas),

Universidade Católica de Brasília,

Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Medicina de Botucatu,

Universidade Federal da Bahia,

Universidade Federal de Uberlândia,

Universidade Federal do Pará,

Universidade Federal do Paraná,

Universidade Federal Rural de Pernambuco, dentre outras.

Conteúdo Programático

O LÍDER

 

Módulo I

 

4 horas/atividade

   O papel da liderança como agente de transformação organizacional

  •  Visão estratégica, contexto organizacional e a influência nos estilos de Liderança
  •  Os novos paradigmas organizacionais
  •  Organizações de aprendizagem: learning organizations
  •  O papel do gestor - líder: comprometimento, alinhamento com a estratégia organizacional e desenvolvimento do capital humano
  •  Tendências em gestão de pessoas
  •  Coaching, Liderança Servidora nas instituições
  • Perfil do líder: competências e habilidades necessárias;
  • Líder e seus diferentes papéis;
  • Formas de liderar: Tipos e Estilos.

Módulo II

 

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE

 

4 horas/atividade

  •  Formação da equipe: definição de metas, papéis e responsabilidades;
  •  Como mobilizar a equipe;
  •  Delegar, acompanhar, orientar e participar;
  •  Desenvolvendo pessoas;
  •  Avaliando o desempenho da equipe.

  

MÓDULO III

 

COMUNICAÇÃO E FEEDBACK

 

4 horas/atividade

 

  •  Comunicação assertiva;
  •  Empatia;
  •  Comunicação verbal e não verbal;
  •  Escuta Ativa;
  •  Causando impacto desejado e induzindo a ação;
  •  Feedback. 

MÓDULO IV

 

LÍDER COACH

4 horas/atividade

 

 

  •  Pilares da liderança coach;
  • Técnicas de Coach aplicada à liderança;
  •  Desenvolver e preparar novos líderes;
  •  Dar autonomia, obter eficácia e bons resultados.

 

MÓDULO V

 

DECISÃO - TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS PARA A TOMADA DE DECISÃO

4 horas/atividade

 

 

  • Avaliação de alternativas e escolha;
  • Definir problemas e conflitos;
  • Implementar, monitorar e ajustar soluções;
  •  Resolução de conflitos.

 Exercício prático: Dinâmica envolvendo processo decisório

  Exercício prático: feedback assertivo

MÓDULO VI

 

CONDUZINDO REUNIÕES EFICAZES

 

4 horas/atividade

 

 

  • Importância das Reuniões de Equipe;
  • Tipos de reuniões: informativas, decisórias, etc;
  •  Planejamento de reuniões;
  • Conduzindo a reunião e obtendo a participação;
  • Como lidar com conflitos na reunião;
  • Manter o foco.

Exercício prático: Simulação e discussão.

Nossas Turmas

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METODOLOGIA UTILIZADA

Praticidade, ferramentas e técnicas de coaching. A metodologia é ativo-participativa, com a apresentação dos conceitos de forma interativa e construção conjunta do conhecimento. Os conteúdos serão distribuídos em módulos. 

Para os módulos devem ser adotadas exposições conceituais, alternadas com   estudos de caso, exercícios práticos e uso intensivo de recursos audiovisuais, além de laboratórios vivenciais - situações simuladas que explorem e favoreçam o pensamento crítico, a partir de experiências afetivo-emocionais estruturadas, buscando, na capacidade de cooperação, a resolução de conflitos. 

As estratégias utilizadas são mescladas e selecionadas adequadamente a cada módulo. 

São fundamentadas em:

  • Análises fílmicas
  • Estudos de caso
  • Painéis interativos
  • Discussões dirigidas
  • Groupsessions

 

INCLUSO

      Material didático e de apoio, almoço (se aula nos dois turnos), lanche (manhã e/ou tarde) e certificado de participação (mínimo de 75% de presença na sala de treinamento).

METODOLOGIA

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