SEMANA (2 X 1) DO SIAFI - SIAFI + TESOURO GERENCIAL

Sobre o Curso

O curso visa discutir os principais conceitos orçamentários, financeiros e patrimoniais no contexto das novidades trazidas pelo Plano de Contas e do Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, de tal forma que os alunos possam ser capazes de solucionar diversos estudos de casos a serem apresentados no SIAFI e no Tesouro Gerencial.

Conheça mais sobre o
Curso

Capacitar servidores do Governo Federal para a correta utilização do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e o Tesouro Gerencial (TG).

Confira a Programação

Sobre a MMP

Conheça os Instrutores

Corpo Docente da MMP Cursos

Instrutor

 

Servidor Público Federal, Coordenador de Contabilidade e Custos, Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade e Auditoria Governamental pela Universidade de Brasília, MBA em Contabilidade Aplicado ao Setor Público pela Universidade Católica de Brasília.  Experiência de mais 25 anos na área de Setorial Contábil e Auditoria, Professor de Escolas de Governo e outras instituições desde 2003, autor de artigos científicos.  Professor requisitado para cursos e palestras em todo o Brasil.

Corpo Docente da MMP Cursos

Instrutor

Contador pela Universidade de Brasília – UnB (2008). Pós-Graduado em Gestão em Controladoria Governamental (2013). Analista Judiciário – Especialidade: Contabilidade, lotado na Secretaria de Orçamento e Finanças do TRT 10ª desde abril de 2014. Chefe do Núcleo de Contabilidade Analítica – NUCAN. Contador Responsável pelo TRT10. Analista em Ciência e Tecnologia de julho de 2010 a março de 2014, onde foi Chefe de Divisão de Análise Contábil – DIAC, bem como substituto eventual do contador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi Analista Administrativo do Ministério da Integração Nacional no período de setembro de 2009 a julho de 2010, atuando na Setorial de Contabilidade. Também foi servidor do Ministério da Educação no período de setembro de 2005 a setembro de 2009, onde ocupou o cargo de Agente Administrativo, desempenhando atividades relacionadas à execução orçamentária e financeira. Ministra treinamentos de Mensuração de Ativos Imobilizados (Reavaliação, Redução a Valor Recuperável, Depreciação, Amortização e Exaustão), Siafi Operacional Básico, Siafi Gerencial Web, Novo Cpr e Execução Orçamentária, Financeira, Contábil e Tesouro Gerencial.

Conteúdo Programático

MÓDULO I – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1)              Orçamento Público;

2)              Conceitos de Orçamento;

3)              Orçamento-Programa;

4)              Princípio Orçamentário da Especificação (Esfera, PTRES, Fonte, ND, UGR, PI);

5)               A estrutura organizacional – órgão, unidade gestora, unidade orçamentária.

6)               A informação orçamentária e a célula orçamentária;

7)              Instrumentos de Planejamento e Orçamento (PPA/LDO e LOA);

8)              Ciclo Orçamentário;

9)              Classificações Orçamentárias;

10)           Mecanismos Retificadores do Orçamento;

11)           Características das Receitas e Despesas (orçamentárias e patrimoniais);

12)           Estágios e Classificações da Natureza da Receita;

13)           Estágios da Despesa com destaque para “Em Liquidação” e Classificações;

14)           Distinção entre Crédito X Recursos;

15)           Descentralização – Crédito x Recursos;

16)           Programação Financeira;

17)           Manual SIAFI;

18)           SIAFI (Estrutura, Entrada de Dados, Principais Documentos e o Subsistema de Contas a Pagar e a Receber);

19)            Exercícios  (Durante o desenvolvimento do módulo serão fornecidos diversos exercícios para consolidação do conteúdo)

MÓDULO II – AS INOVAÇÕES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA PARA 2015 COM O PCASP

1)              Por que do PCASP?

2)              Características e Estrutura do PCASP;

3)              Indicadores de Superávit Financeiro (ISF);

4)              Tabela de Eventos e o ISF;

5)              DE/PARA – Contas antigas para o novo Plano (CONORIGEM);

6)              Quinto Nível da conta contábil – importância para fins de consolidação;

7)              Fato Gerador do Passivo Exigível (VPD);

8)              Exercícios  (Durante o desenvolvimento do módulo serão fornecidos diversos exercícios para consolidação do conteúdo)

MÓDULO III – RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS NO SIAFI – ESTUDOS DE CASOS E ATIVIDADES

1)              Transações de Informações (VERBO, LISTAUSUG e PERFIL);

2)              Tabelas Administrativas (CONORGAO, CONUG, CONUO)

3)              Tabelas Orçamentárias (CONPT, CONPTRES, CONFONTE,);

4)              Tabelas de Apoio (CONEVENTO e CONCONTA);

5)              Tabela Contábil (CONORIGEM);

6)              Consulta Documentos (CONND, CONNC, CONPF, CONOB, CONNE e CONNL);

7)              Lançamento do Orçamento – fita SOF;

8)              Consulta Natureza SOF (CONRECSOF e CONNATSOF);

9)              Detalhamento de Crédito (DETAORC);

10)           Descentralização de Crédito (NC);

11)           Emissão de Nota de Lançamento (NL);

12)           Emissão de RC, PA (Assinatura de contratos, baixa de materiais e outros)

13)           Emissão de Lista de Itens (LI);

14)           Emissão de Empenho (NE);

15)           Liquidação de despesas (INCDH);

16)           Entendendo como Alterar um documento hábil (CONDH) da fase “em liquidação” para “liquidado” e outras situações.

17)           Pagamento de Despesa (GERCOMP).

Considerando a indisponibilidade do SIAFI Educacional, todos os exercícios de consulta serão realizados no SIAFI Produção.  Mas, a execução propriamente dita (empenho, liquidação e pagamento) será ministrada por meio de telas congeladas do SIAFI.

 

MÓDULO I: Conceitos Básicos de Administração Financeira e Orçamentária e Introdução ao Tesouro Gerencial.

1. Relacionamento SIAFI x Tesouro-Gerencial. 2. Estrutura da informação no Tesouro Gerencial: A informação orçamentária; Classificação por Natureza da Receita; Classificação por Natureza da Despesa; Classificação por Fonte de Recursos; A Célula orçamentária; Principais contas contábeis da Execução Orçamentário-Financeira e seus contas correntes. 3. Introdução ao Tesouro Gerencial: Histórico; Arquitetura; Plataforma BI; Tesouro Gerencial x Siafi Gerencial; Conceitos (atributos, métricas, linhas e colunas); Navegação pelo Sistema; Menus; Principais características; Funcionalidades; Filtros; Prompts; Grupos Personalizados; Relatórios em Branco; Relatórios de Bancada; Relatórios Compartilhados; Meus Relatórios; e formatos de saída.

 

MÓDULO II: Consultas Básicas no Tesouro Gerencial e Dotação Orçamentária e Descentralização de Créditos.

1.Tabelas do Tesouro Gerencial: Rol de contas; Itens de informação; Estrutura organizacional; UG; Órgão; e UO. 2. Projeto de Lei Orçamentária Anual. 3. Dotação Inicial. 4. Créditos Adicionais: suplementar, especial e extraordinário. 5. Dotação Autorizada. 6. Provisão e Destaque Orçamentário. 7. Consultas no Tesouro Gerencial sobre Dotação Orçamentária e Descentralização de Créditos: Escolher Relatório de Bancada; Selecionar atributos; Inserir novos atributos e métricas; realizar consulta; exportar dados.

 

MÓDULO III: Execução Orçamentária e Financeira da Despesa

1. Noções do PCASP. 2. Execução simplificada da despesa. 3. Principais contas de despesa e seus contas correntes. 4. Consultas de Execução da Despesa: por Unidade Gestora, programa, fonte, projeto/atividade, elemento da despesa e suas inter-relações. 5. Criação de relatórios: por meio de Relatórios de Bancada; por meio de Relatórios em Branco, selecionando Itens de Informação, contas contábeis, atributos e métricas. 6. Criação de filtros, prompts e grupos personalizados. 7. Salvar consultas em Meus Relatórios.

MÓDULO IV: Execução Orçamentária e Financeira da Despesa

1. Consultas de Execução da Despesa: por Credor, Empenho e Subitem. 2. Criação de relatórios: por meio de Relatórios de Bancada; por meio de Relatórios em Branco, selecionando Itens de Informação, contas contábeis, atributos e métricas. 3. Compartilhar relatórios.

MÓDULO V: Consultas de documentos no Tesouro Gerencial e Receita Pública.

1.Documentos do SIAFI: Nota de Empenho (NE), Nota de Crédito (NC), Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB), Nota de Lançamento (NL), entre outros. 2. Aspectos teóricos: Conceitos de Receita; Classificação por Natureza da Receita. 3. Guia de Recolhimento da União. 4. Consultas sobre Receita no Tesouro Gerencial: Receitas por tipo de arrecadação; Receitas arrecadadas por GRU/RA.

Nossas Turmas

Confira nossas Promoções
de 2018 e faça a escolhe certa!

Metodologia

Aulas expositivas e participativas sobre conteúdos orçamentários, financeiros e patrimoniais, de tal forma que os participantes possam solucionais questões práticas no SIAFI e construir relatórios no Tesouro Gerencial.   

REQUISITOS:

É necessário que os alunos possuam senha e acesso à Rede Serpro e ao SIAFI Produção e Siafi Educacional.  Caso esse Sistema não esteja disponível os alunos desenvolverão as atividades de consultas no SIAFI Operacional.  Para participar do Tesouro Gerencial é fundamental que o aluno solicite ao cadastrador de usuários de seu Órgão a inclusão do perfil TESCONGER”.

Nossa metodologia
Método de Estudo

Aula expositiva e participativa, mediante apresentação de slides.

INCLUSO

      Material didático e de apoio, almoço (se aula nos dois turnos), lanche (manhã e/ou tarde) e certificado de participação (mínimo de 75% de presença na sala de treinamento).

METODOLOGIA

Confira abaixo alguns de nossos clientes

© MMP Cursos

by nerit