Técnicas de Negociação e Resolução de Conflitos

(Curso Novo)

Sobre o Curso

O desenvolvimento de parcerias tornou-se uma tendência crescente no mundo corporativo. Realizar projetos envolve quase sempre a participação de mais de uma organização, atores do setor público e privado. Nesse contexto, uma nova cultura, não hierárquica e mais voltada para a colaboração, tem que se estabelecer tornando a comunicação uma ferramenta imprescindível na harmonização e superação de conflitos.

O Curso TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS tem como objetivo tornar as instituições públicas mais competitivas e empreendedoras, por meio da melhoria de desempenho de gerentes e coordenadores de equipe e de suas unidades de trabalho.

Apresenta e discute as principais técnicas utilizadas nos processos de negociação organizacional. Analisa sua aplicabilidade sob a perspectiva da comunicação e sua efetividade como estratégia competitiva, com o objetivo de ampliar a percepção dos servidores-negociadores para a complexidade dos fatores que interagem num ambiente de negociação.

Proporciona de uma forma prática e vivencial, uma reflexão a respeito do posicionamento atual das pessoas, suas dificuldades e possibilidades de superar obstáculos e alcançar resultados efetivos.

Conheça mais sobre o
Curso

OBJETIVOS:

  • Desenvolver habilidades de negociação para alcançar soluções eficazes e consensuais;
  • Gerenciar possíveis divergências ou conflitos inerentes ao processo de negociação estratégica;
  • Perceber e aprimorar as habilidades de comunicação e de influência entre os profissionais que compõem o círculo de negociação e seus pares;
  • Promover o autoconhecimento por meio de diagnóstico de Estilos Comportamentais de Negociação do participante a partir da auto e da heteropercepção;
  • Elaborar um projeto aplicativo por meio de situações reais de negociação empresarial.

RESULTADOS ESPERADOS:

 

  • Estabelecimento de clima de cooperação e confiança entre os servidores, de modo a favorecer a troca de saberes e à crítica construtiva;
  • Aumento da capacidade reflexiva e interventiva, tendo por base a gestão participativa e plena utilização do potencial criativo de cada um;
  • Renovação de energia e vitalidade das pessoas;
  • Aumento da sensibilidade às relações humanas, de modo a exercitar o diálogo com maturidade, cooperação e complementaridade às inteligências e ações;
  • Motivação para a busca de satisfação profissional e pessoal;
  • Compreensão dos fenômenos grupais observados: percepção, comunicação, liderança, desempenho de papéis, cooperação x competição, processo decisório, administração de conflitos;
  • Melhoria no clima organizacional;
  • Aumento da performance e da eficiência.

 

PÚBLICO-ALVO

Servidores interessados em desenvolver habilidades de negociação e gestão de conflitos no ambiente de trabalho.

Confira a Programação

Sobre a MMP

Conheça os Instrutores

Suely Cobucci

Educadora Empresarial, consultora e palestrante em Recursos Humanos (RH), Diretora da Cobucci – Treinamento e Desenvolvimento Humano Ltda., Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, pela Fundação Universitária Iberoamericana - FUNIBER/Brasil/Espanha, Formação em Life & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (2012), licenciada pelo Behavioral Coaching Institute e pelo International Coaching Council, Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília, Pós-graduada em Psicopedagogia pela UniCEUB, Especialista em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP (Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama). Especialista em Jogos de Empresa.

Atuou como consultora responsável pela revisão, atualização e ampliação da terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, em Acordo de Cooperação com a Casa Civil.

Desde 1994, dedica-se ao estudo de temas ligados à melhoria de performance, autoconhecimento, crescimento pessoal e profissional, tendo participado de inúmeros eventos presenciais e a distância, em Brasília e  no Brasil.

Instrutora dos cursos:

Gerenciamento, Liderança & Coaching,

Gestão e Liderança no Serviço Público

Negociação e Resolução de Conflitos

Desenvolvimento de Equipes.

 

É parceira de diversas instituições públicas e privadas, com sólida atuação como instrutora e palestrante, oferecendo consultoria e treinamento em todo o Brasil, entre elas:

AGU (Advocacia Geral da União), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica),

ANVISA, (Agência Nacional de Vigilância Sanitária),

ASBACE (Associação Brasileira de Bancos Estaduais),

Banco Central do Brasil,

Banco do Brasil,

Banco do Estado do Pará - Banpará

BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento),

Câmara dos Deputados,

Cespe/UnB (Centro de Seleção e Promoção de Eventos),

Cobra Tecnologia do Banco do Brasil,

Conselho da Justiça Federal,

Conselho Federal de Contabilidade,

Conselho Federal de Psicologia,

Conselho Regional de Contabilidade Belém-Pará/DF,

Defensoria Pública da União,

Enap (Escola Nacional de Administração Pública),

Escola Agrotécnica Federal de Sombrio/Santa Catarina,

Escola de Empreendedores da Universidade de Brasília,

Escola de Gestão Pública,

Escola Fazendária (Esaf),

Escola Nacional de Governo,

Funasa (Fundação Nacional de Saúde),

Funcef (Fundação dos Economiários Federais),

Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária),

Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária),

Instituto Federal e Tecnológico do Ceará (Campus de Maracanaú)

Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Palmas/Tocantins

Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de São Vicente/Cuiabá

Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Sobral/CE

Justiça Federal;

Ministério da Ciência e Tecnologia,

Ministério da Educação,

Ministério da Justiça,

Ministério da Saúde,

Ministério das Relações Exteriores,

Ministério do Desenvolvimento Agrário,

Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior,

Ministério do Meio Ambiente,

Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão,

Petrobrás,

Polícia Federal,

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional,

Procuradoria-Geral da República,

Secretaria do Tesouro Nacional,

Senado Federal,

SEPLAN - Secretaria de Planejamento do Ceará,

Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil)

SOF (Secretaria de Orçamento Federal),

STF (Supremo Tribunal Federal),

STJ (Superior Tribunal de Justiça),

Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus),

TCU (Tribunal de Contas da União),

Tribunal de Contas do Distrito Federal,

Tribunal Regional do Trabalho – 10ª Região,

Tribunal Regional do Trabalho – 20ª Região Aracaju/SE,

Tribunal Regional Eleitoral – Palmas/Tocantins,

Tribunal Regional Eleitoral Florianópolis/SC

TST (Tribunal Superior do Trabalho),

Tribunal Regional do Trabalho Florianóplis/SC

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios

TRF

Unicamp (Universidade Federal de Campinas),

Universidade Católica de Brasília,

Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Medicina de Botucatu,

Universidade Federal da Bahia,

Universidade Federal de Uberlândia,

Universidade Federal do Pará,

Universidade Federal do Paraná,

Universidade Federal Rural de Pernambuco, dentre outras.

Conteúdo Programático

Desenvolvimento de Competências Profissionais                        

  • Como o desenvolvimento das competências de comunicação e de relacionamento; podem facilitar o gerenciamento de conflitos, a cooperação e melhorar o clima grupal;
  • Energias no grupo: tensão e conflito interpessoal;
  • Compreensão e diagnóstico de divergências e conflitos;
  • Motivação e Comprometimento;
  • Formação e Desenvolvimento de Equipes;
  • Alinhamento e Conscientização da Visão para a Equipe

 O uso da negociação e criatividade na resolução de conflitos

  • O papel das conversações;
  • 7 princípios para conduzir Negociações Bem Sucedidas;
  • Metodologia e eficácia no processo das negociações;
  • Estratégias e táticas: posso fazer - devo evitar
  • Visão de repercussões – como compatibilizar objetivos;
  • O Planejamento, o roteiro da reunião e os recursos;
  • O Raciocínio estratégico e resultados do negócio;
  • Estratégias e táticas do método Ganha-Ganha;
  • Adaptação ao Estilo do outro – flexibilidade;
  • Perfil Ideal do negociador - área cooperativista;
  • Atuação profissional dos negociadores: Afinal, quais sãos as necessidades/expectativas e problemas;
  • Competências conversacionais: chave para a efetividade nas negociações;
  • Aspectos éticos da negociação/preservar relações positivas;
  • A construção da confiança;
  • Rotinas defensivas: como superá-las?
  • Estados de ânimos e as emoções;
  • O papel da diversidade como geradora e solucionadora;
  • Atitudes que favorecem resultados positivos;
  • Conquista do direito de avançar - método da “Baixa Pressão”;
  • Adequação da proposta – eficácia dos resultados;
  • Motivação como fator de resultados em negociações; Pró-atividade - O Poder de “fazer acontecer”;
  • Objeções - Concessões - Fechamento - “amarrações”.
  • Auto-avaliação do desempenho atual em negociação. 

Nossas Turmas

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A metodologia do evento é interativa, fundamentada nos princípios da Andragogia, com dinâmicas de situações de estresse e conflitos do dia a dia, estimulando  a reflexão crítica. Todo o processo ocorrerá de forma participativa com a socialização de experiências, realização de exercícios práticos, apresentação de cases reais, exposição dialogada.

 

INCLUSO

 

      Material didático e de apoio, almoço (se aula nos dois turnos), lanche (manhã e/ou tarde) e certificado de participação (mínimo de 75% de presença na sala de treinamento).

 

METODOLOGIA

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