Teoria e Prática

Tesouro Gerencial

Sobre o Curso

APRESENTAÇÃO DO CURSO:

O curso apresentará as principais características e funcionalidades do novo sistema. Ainda serão abordados os principais conceitos referentes à administração financeira, orçamentária, contábil e patrimonial relacionas à execução no SIAFI, facilitando assim, a extração correta e fidedigna dos relatórios necessários à tomada de decisão.

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Curso

OBJETIVO:

Capacitar servidores a utilizarem o novo sistema de consultas do Governo Federal, Tesouro Gerencial “TG””, que substituiu o Siafi Gerencial a partir de 2015.

PERFIL PRETENDIDO DO FORMADO:

Ao final deste curso, o aluno estará apto a:

  • Realizar consultas nas tabelas administrativas, financeiras e orçamentárias;
  • Construir relatórios quanto à execução orçamentário e financeira do exercício atual e de restos a pagar;
  • Construir relatórios quanto à arrecadação de receitas; e
  • Consultar todos os documentos contábeis, de pagamento e arrecadação.

PÚBLICO ALVO:

Servidores que atuam nas áreas de planejamento, orçamento, execução orçamentária, financeira, contábil e patrimonial e nas Secretarias de Controle Interno dos três poderes. Auditores internos das entidades da administração indireta e Auditores governamentais de controle externo e demais interessados.

REQUISITOS:

Ter conhecimento básicos na área de contabilidade e orçamento público. Noção quanto à execução orçamentária e financeira no SIAFI. OBSERVAÇÃO: o aluno deverá solicitar ao cadastrador de usuários de seu Órgão a inclusão do perfil “TESCONGER”.

Confira a Programação

Sobre a MMP

Conheça os Instrutores

Bruno Henrique Nunes Pedrozo e Corpo Docente da MMP Cursos

Instrutor

Contador pela Universidade de Brasília – UnB (2008). Pós-Graduado em Gestão em Controladoria Governamental (2013). Analista Judiciário – Especialidade: Contabilidade, lotado na Secretaria de Orçamento e Finanças do TRT 10ª desde abril de 2014. Chefe do Núcleo de Contabilidade Analítica – NUCAN. Contador Responsável pelo TRT10. Analista em Ciência e Tecnologia de julho de 2010 a março de 2014, onde foi Chefe de Divisão de Análise Contábil – DIAC, bem como substituto eventual do contador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi Analista Administrativo do Ministério da Integração Nacional no período de setembro de 2009 a julho de 2010, atuando na Setorial de Contabilidade. Também foi servidor do Ministério da Educação no período de setembro de 2005 a setembro de 2009, onde ocupou o cargo de Agente Administrativo, desempenhando atividades relacionadas à execução orçamentária e financeira. Ministra treinamentos de Mensuração de Ativos Imobilizados (Reavaliação, Redução a Valor Recuperável, Depreciação, Amortização e Exaustão), Siafi Operacional Básico, Siafi Gerencial Web, Novo Cpr e Execução Orçamentária, Financeira, Contábil e Tesouro Gerencial.

Conteúdo Programático

1. Noções de Administração Orçamentária e Financeira

2. Relacionamento SIAFI x Tesouro-Gerencial.

3. Estrutura da informação no Tesouro Gerencial: A informação orçamentária; Classificação por Natureza da Receita; Classificação por Natureza da Despesa; Classificação por Fonte de Recursos; A Célula orçamentária; Principais contas contábeis da Execução Orçamentário-Financeira e seus contas correntes.

4. Introdução ao Tesouro Gerencial: Histórico; Arquitetura; Plataforma BI; Tesouro Gerencial x Siafi Gerencial; Conceitos (atributos, métricas, linhas e colunas); Navegação pelo Sistema; Menus; Principais características; Funcionalidades; Filtros; Prompts; Grupos Personalizados; Relatórios em Branco; Relatórios de Bancada; Relatórios Compartilhados; Meus Relatórios; e formatos de saída.

1.Tabelas do Tesouro Gerencial: Rol de contas; Itens de informação; Estrutura organizacional; UG; Órgão; e UO.

2. Projeto de Lei Orçamentária Anual.

3. Dotação Inicial.

4. Créditos Adicionais: suplementar, especial e extraordinário.

5. Dotação Autorizada.

6. Provisão e Destaque Orçamentário.

7. Consultas no Tesouro Gerencial sobre Dotação Orçamentária e Descentralização de Créditos: Escolher Relatório de Bancada; Selecionar atributos; Inserir novos atributos e métricas; realizar consulta; exportar dados.

1. Noções do PCASP.

2. Execução simplificada da despesa.

3. Principais contas de despesa e seus contas correntes.

4. Consultas de Execução da Despesa: por Unidade Gestora, programa, fonte, projeto/atividade, elemento da despesa e suas inter-relações.

5. Criação de relatórios: por meio de Relatórios de Bancada; por meio de Relatórios em Branco, selecionando Itens de Informação, contas contábeis, atributos e métricas.

6. Criação de filtros, prompts e grupos personalizados.

7. Salvar consultas em Meus Relatórios.

1. Consultas de Execução da Despesa: por Credor, Empenho e Subitem.

2. Criação de relatórios: por meio de Relatórios de Bancada; por meio de Relatórios em Branco, selecionando Itens de Informação, contas contábeis, atributos e métricas.

3. Compartilhar relatórios.

  1. Documentos do SIAFI: Nota de Empenho (NE), Nota de Crédito (NC), Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB), Nota de Lançamento (NL), entre outros.
  2. Aspectos teóricos: Conceitos de Receita; Classificação por Natureza da Receita.
  3. Guia de Recolhimento da União.
  4. 4. Consultas sobre Receita no Tesouro Gerencial: Receitas por tipo de arrecadação; Receitas arrecadadas por GRU/RA.

Nossas Turmas

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Nossa metodologia
Método de Ensino

Exposição teórica e atividades práticas (construção de relatórios no Tesouro Gerencial) para proporcionar a integração e uma maior participação dos servidores na resolução dos exercícios. Deverá ser disponibilizado laboratório de informática com quadro branco ou flip-chart.

INCLUSO

Material didático e de apoio, almoço (se aula nos dois turnos), lanche (manhã e/ou tarde) e certificado de participação (mínimo de 75% de presença na sala de treinamento).

METODOLOGIA

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