Nosso Blog

Veja outros Posts

O controle da Administração Pública

O controle da Administração Pública

De acordo com Helly Lopes Meireles, referência em Direito Administrativo, podemos definir controle como: “a faculdade de vigilância, orientação e correção que um Poder, órgão ou autoridade exerce sobre a conduta funcional de outro”.

A partir dessa definição, podemos inferir que o controle é indispensável para qualquer tipo de organização, principalmente àquelas referentes à administração pública, já que  a transparência é fundamental no exercício da função daqueles que operam em nome dos cidadãos.

Pensando em melhor esclarecer os princípios e conceitos que norteiam o tema, no post de hoje trataremos sobre algumas noções básicas de Controle da Administração Pública e suas finalidades principais. Boa leitura!

Os conceitos

O controle aplicado à Administração Pública diz respeito ao conjunto de mecanismos de fiscalização, inspeção e registro, exercidos sobre as atividades administrativas em qualquer esfera de poder. Possui como finalidade principal  assegurar que os processos sejam realizados em conformidade com o planejamento, os princípios e atos normativos pré-estabelecidos.

Logo, o controle aplicado à Administração Pública é uma atividade que tem por finalidade acompanhar os processos a serem executados. Nesse sentido, é importante trazer ao tema a terminologia “Risco”, que consiste em verificar a possibilidade de alguma ação impedir o cumprimento de uma atividade e, por consequência, no alcance de um objetivo.   Assim, a Administração Pública deve conhecer os processos que apresentam maior risco, pois esses acabam demandando maior atenção da administração para o alcance aos objetivos.

Formas de controle

O Controle da Administração Pública poderá atuar em diferentes tipos de situações que exigem tipos de controle específicos. Veja alguns exemplos:

1. Controle conforme à origem

Controle Interno: Todo controle realizado na regulação dos atos da própria entidade responsável pela atividade controlada.

Controle Externo: Ao contrário do controle interno, é realizado por um poder sobre os atos administrativos de outros poder.

Controle Externo Popular: Mecanismos que possibilitam a verificação da regularidade das atividades administrativas pela população geral.

2. Controle conforme o momento

Controle Preventivo: Controle que antecede o início ou conclusão do ato, como premissa para sua eficácia.

Controle Concomitante: Controle que segue junto à execução do ato para verificar a regularidade de sua realização.

Controle Corretivo: Aquele que ocorre após a efetivação do ato, para corrigir possíveis falhas e validar sua eficácia.

3. Controle conforme a natureza

Controle de legalidade: Controle que possui como finalidade verificar a adequação do ato às normas vigentes estabelecidas.

Controle do Mérito: Controle que visa corroborar a eficiência de um procedimento.

4. Controle conforme o órgão que exerce

Controle Administrativo: O Controle Administrativo é aquele realizado pelo Executivo e outros órgãos de administração sobre sua própria atuação e atividades.

Controle Legislativo:  Controle realizado pelos órgãos legislativos sobre atividades do Executivo, limitado às hipóteses previstas na Constituição Federal, abrangendo aspectos de legalidade e mérito.

Controle Judicial:  O Controle Judicial é exercido pelo Poder Judiciário sobre as atividades administrativas do Poder Executivo, Legislativo e do próprio Judiciário. Possui fins de fiscalização, controle da legalidade e legitimidade.

O Controle da Administração pública pode ser executado pelo próprio órgão responsável, por outras entidades e até mesmo pela população, sendo extremamente relevante para a manutenção da validade dos processos e da transparência dos atos administrativos perante a sociedade.

Quer conversar mais sobre o assunto? Deixe o seu comentário aqui embaixo ou nos escreva (contato@mmpcursos.com.br), será um prazer ajudar você!

Confira os cursos da MMP voltados para a área de Direito, Controle e Auditoria.

 

MMP Cursos

Buscamos sempre o aprimoramento de nosso desempenho a fim de proporcionar qualidade na prestação dos serviços. Assim, poderemos crescer com credibilidade e segurança tornando-nos uma empresa cada dia mais sólida.

Deixe seu Comentário

Assine nossa Newsletter

Categorias

A MMP Cursos iniciou as suas atividades voltadas para a área de ensino no ano de 2011, em Brasília-DF, e possui como finalidade a capacitação, valorização, crescimento e treinamento profissional do pessoal para a melhoria da gestão nas organizações públicas e privadas.

Você também pode se interessar

© MMP Cursos

by nerit