A nomeação para ordenador de despesas requer do indicado uma atuação multidisciplinar, exigindo conhecimento sobre licitações, planejamento, execução orçamentária, financeira e patrimonial, governança, controle e prestação de contas.
Todavia, nem sempre esse profissional assume a função com essa gama de conhecimentos que são essenciais para melhor desempenho da atividade e evitar possíveis problemas com o controle interno e auditoria.
Nesse sentido, o presente curso visa apresentar ampla visão das atividades que envolvem as competências do ordenador de despesas – da licitação à prestação de contas.
Conheça mais sobre o Curso
OBJETIVO:
Como objetivo geral: apresentar os conteúdos propostos de forma clara sobre as atividades desempenhadas pelo ordenador de despesas e os riscos inerentes à função, dependendo de cada assunto.
Como objetivo específico: Apresentar a prática no dia a dia, e como o ordenador de despesas deve se comportar para melhor desempenhar sua atividade e melhorar os resultados da gestão, tendo sempre como parâmetro as normas vigentes e as determinações dos órgãos de controles interno e externo.
Ao final do curso, espera-se que o aluno retorne ao seu ambiente de trabalho com total visão dos assuntos relacionados à função de ordenador de despesas – da licitação à prestação de contas, ou seja, a certeza de que estará em condições de adotar providências imediatas para tornar mais eficiente sua atuação.
PÚBLICO ALVO:
Destina-se a ordenadores de despesas de órgãos e entidades da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, podendo se extensivo aos Gestores Financeiros e demais servidores que atuam nas áreas de contabilidade, controle, auditoria e profissionais do setor privado que prestem serviços a órgão públicos como assessores e consultores.
REQUISITOS PARA O CURSO ON-LINE AO VIVO:
Computador ou Notebook com:
• Conexão de banda larga com a Internet de 5Mbs
• Webcam integrada ou câmera USB externa
• Processador Intel i3/i5/i7 da 2ª geração de 2,2 GHz, equivalente a AMD ou superior compatível com vídeo em HD
Aula expositiva com apresentação de legislação, jurisprudência, boas práticas e análises de situações reais.
INCLUSO E INFORMAÇÕES SOBRE CONFIRMAÇÃO DO CURSO
Material didático e de apoio, almoço (se aula nos dois turnos), lanche (manhã e/ou tarde) e certificado de participação (mínimo de 75% de presença na sala de treinamento).
Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, efetuando sua inscrição com antecedência. A MMP Cursos confirmará o evento com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento. Obs.: A inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento.
- A MMP Cursos reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.
Cancelamento por parte do Inscrito:
O cancelamento da inscrição por parte do inscrito deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição
METODOLOGIA
O que dizem sobre nós
Joanita Angela Gonzaga Del Moral - Superintendente da EBSERH
1ª Turma On-Line Ao Vivo - Agosto/2021
Preciso dizer que o curso in company que fizemos foi fantástico. Recebi muitos retornos dos colegas sobre o conteúdo abordado e em cada unidade ou setor haviam novos questionamentos e sugestões sobre como melhorar os processos e rotinas de nosso Hospital. Foi fantástico, além de rico em conteúdo trouxe dinamismo, motivação e esperança para o desenvolvimento de profissionais comprometidos com a administração pública e principalmente com a sociedade, nosso maior objetivo. Muito obrigada! Espero participar de novos eventos e cursos com vocês!
Jakeline Becker Carbonera - EBSERH
1ª Turma On-Line Ao Vivo - Agosto/2021
O curso de Ordenador de Despesas da MMP é FUNDAMENTAL para gestores ordenadores e demais servidores que tratam diretamente com as contas/despesas públicas, pois, além de ensinar muito a respeito, ainda fornece elementos importantíssimos para a melhoria e aperfeiçoamento da gestão.
Walber Luiz da Silva - Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de Mariana/MG
2ª Turma On-Line Ao Vivo - Novembro/2021
A capacitação foi de grande valia, dada a especificidade do tema que foi muito bem conduzido em face de trazer profissionais com vasto conhecimento técnico e prático. De Fato Recomendo!
José Almar Santiago de Almeida - Secretário de Fazenda Prefeitura de Limoeiro do Norte/CE
2ª Turma On-Line Ao Vivo - Novembro/2021
Satisfeito pela realização do curso, por sua qualidade no conteúdo didático e na facilidade dos professores em transmitir e apresentar soluções práticas.
Davi Alves de Lima - Secretário Municipal de Desportos e Juventude da Prefeitura de Limoeiro do Nortes/CE
2ª Turma On-Line Ao Vivo - Novembro/2021
Curso Excelente, muito conteúdo, bom aproveitamento para uso em atividades laborais e devidas funções exercidas.
Ivaneide Ramos da Silva - TCE/AM
2ª Turma On-Line Ao Vivo - Novembro/2021
O curso de capacitação de Ordenadores de Despesas foi um curso que ajudará muito no meu crescimento como servidora pública me trazendo conhecimentos até então muito vagos. Sinto-me capaz de realizar novas funções com mais confiança.
Débora Braga - TCE/AM
2ª Turma On-Line Ao Vivo - Novembro/2021
Excelente Curso. Aconselho todos os Ordenadores de Despesas a cursar, pois orientam como trabalhar com verba publica, que é uma coisa muito séria.
Ronaldo Camelo da Silva - Diretor Executivo da SAAE da Prefeitura de Mariana/MG
2ª Turma On-Line Ao Vivo - Novembro/2021
Curso excelente! Focado em questões práticas e com o conteúdo atualizado. Modelo de aprendizado dinâmico e participativo. Parabéns!!!
Sammara Nunes - EBSERH
1ª Turma On-Line Ao Vivo - Agosto/2021
O curso abriu um mundo, nos tirou da zona de conforto, nos fez nos voltar para o que é essencial, parabéns!!!