Implantando Sistema de Informações de Custos no Setor Público.

Sobre o Curso

APRESENTAÇÃO:

Em cenários de espaço fiscal cada vez mais reduzido, é fundamental que as entidades do setor público façam uso de instrumentos de gestão que subsidiem o processo decisório de alocação dos recursos disponíveis. Para ser considerada eficiente, a alocação dos gastos públicos deve estar pautada em um sistema de custos que seja adequado ao modelo de negócio da entidade, pois a medição incorreta de seus custos implica na uso inadequado dos recursos disponíveis. O Curso apresentará, em teoria e prática, os procedimentos necessários para a implantação de Sistema de Custos como instrumento de governança e que seja aderente ao modelo de negócio da entidade.

Conheça mais sobre o
Curso

OBJETIVO:

Capacitar os agentes públicos acerca do processo de implantação de Sistema de Informações de Custos voltados para alocação de recursos de forma estratégica e efetiva.

PERFIL PRETENDIDO DO FORMADO:

Ao final do curso, o aluno estará apto a:

o   Planejar a implantação de um Sistema de Informações de Custos;

o   Conhecer as principais terminologias aplicáveis à temática de custos;

o   Analisar qual o objeto de custos mais aderente ao modelo de negócio de sua entidade;

o   Estabelecer o modelo conceitual de mensuração de custos mais adequado às necessidades e de acordo com a disponibilidade de informações de sua entidade;

o   Mapear elementos de custos de sua entidade;

o   Identificar os custos diretos e indiretos

o   Estabelecer o relacionamento dos elementos de custos com o objeto de custeio definido pela entidade;

o   Definir critérios de rateio e direcionadores de custos, para os custos indiretos;

o   Definir procedimentos para a apropriação de custos diretos e a alocação de custos indiretos;

o   Criar mapas de apropriação e alocação de custos; e

o   Conhecer as premissas para se garantir a integridade e utilidade do Sistema de Informações de Custos.

 

PÚBLICO-ALVO:

Gestores, contadores e outros agentes que atual na gestão de recursos públicos.

REQUISITOS:

Conhecimentos básicos de contabilidade e execução orçamentária, financeira e patrimonial. Possuir os perfis “CUSTOS” e “TESCUSTOS” no Tesouro Gerencial.

REQUISITOS PARA O CURSO ON-LINE AO VIVO

Computador ou Notebook com: 

• Conexão de banda larga com a Internet de 5Mbs

• Webcam integrada ou câmera USB externa 

• Processador Intel i3/i5/i7 da 2ª geração de 2,2 GHz, equivalente a AMD ou superior compatível com vídeo em HD   

Sobre a MMP

Conheça os Instrutores

Corpo Docente da MMP Cursos

Instrutor

Especializado em Gestão Estratégica de Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas. Servidor público federal ativo a partir de 2007, exerce desde 2013 a função de contador responsável técnico em Setorial Contábil de Autarquia, além de já ter atuado como como fiscal de contratos, bem como na área de formalização e repactuação de contratos. Na condução dos trabalhos da Setorial Contábil, como responsável pela Conformidade Contábil, promove o alinhamento técnico entre as Unidades Gestoras, por meio de elaboração de roteiros, notas técnicas e apresentação de conteúdo em eventos presenciais. Atuou como coordenador e desenvolvedor do Sistema de Informações de Custos da entidade em que atua, onde capacitou os agentes que atuam diretamente na geração de informações de custos. Possui experiência em contabilidade empresarial, tendo atuado como contador em empresa industrial no período de 2004 a 2007. No período de 1999 a 2004, como Oficial de Intendência do Exército Brasileiro, atuou na área de compras e de execução orçamentária de despesas, tendo adquirido experiência na operação dos Sistemas SIASG e SIAFI.

Conteúdo Programático

Tema / Aula /Assunto

Fontes legais e normativas de custos no setor público:

  • A importância do processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais para a temática de custos no setor público.

Roteiro para elaboração de um projeto de implantação de um Sistema de Informações de Custos:

  • Planejamento das ações a serem executadas para a implantação da gestão de custos.

Terminologias aplicáveis à temática de custos:

  • Conceitos fundamentais relacionados a custos.

Contabilidade de custos no setor púbico:

  • Contextualização do modelo conceitual e sistêmico no âmbito da União; e
  • O novo PCASP e os impactos na gestão de custos.

Definindo o objeto de custos das entidade:

  • Personalização de um Sistema de Informação de Custos aderente ao modelo de negócio e alinhado necessidades estratégicas da entidade:

o   Objeto de custo principal e intermediário: o que medir na minha entidade?

o   Abordagem prática de objeto de custos definido com base na Cadeia de Valor.

Mapeando os elementos de gastos da entidade:

  • Como identificar os insumos consumidos nos processos produtivos e a sua relação com o objeto de custos; e
  • Como identificar e alocar custos indiretos relacionados a potencial de serviços usufruídos pela entidade.

Estabelecendo os centros de custos:

  • Abordagem prática para a definição dos centros de custos da entidade relacionados ao objeto de custos definido com base da Cadeia de Valor; e
  • Cadastramento de Centros de Custos no Sistema SIAFI Operacional.

Departamentalizando os custos da entidade:

  • A transversalidade da gestão de custos;
  • Abordagem prática sobre o apontamento dos recursos consumidos no processo produtivo das unidades organizacionais da entidade; e
  • Definindo a granularidade da informação de custos e o gradualismo da implantação.

Relacionando os centros de custos ao objeto de custos:

  • Estabelecendo a relação de centros de custos da entidade, uma abordagem prática com base na Cadeia de Valor.

Definindo o modelo conceitual de custos da entidade:

  • Sistema de Acumulação de Custos;
  • Sistema de Custeio; e
  • Método de Custeio:

o   Abordagem prática de contabilização de custos no método de absorção parcial, com base na Cadeia de Valor – esquema de contabilização a partir da doutrina;

  • Apropriação dos custos diretos;
  • Alocação dos custos indiretos diretamente alocáveis aos departamentos através de direcionadores de custos; e
  • Alocação de custos indiretos comuns.

Funcionamento da “Aba Centro de Custos” do SIAFI Web:

  • Requisitos para habilitação do detalhamento de custos;
  • Navegando na Aba “Deta Custo”;
  • Fontes de informações para o correto preenchimento dos campos informacionais; e
  • Interface das informações da Aba “Deta Custo” com outros sistemas estruturantes.

Exemplos práticos para geração de informações de custos:

  • Custos prediais;
  • Custos de mão de obra direta e indireta;
  • Custos com diárias e passagens;
  • Custos com capacitação;
  • Custos com apoios administrativo;
  • Custos com locação de softwares;
  • Custos com Almoxarifado Virtual;
  • Custos com materiais de consumo – requisição o estoque;
  • Custos com transporte de servidores;
  • Custos com alimentação;
  • Custos com telefonia e pacote de dados;
  • Custos de suporte a usuários de TIC;
  • Custos de suporte a infraestrutura de TIC;
  • Custos com remoção; e
  • Custos com saúde.

Mapas de alocação de custos indiretos

  • Como elaborar mapas de alocação de custos indiretos com base em direcionadores de custos e critérios de rateio.

Relatório gerenciais de custos

  • Modelos de relatórios relatório com indicadores.

Integridade do Sistema de Informações de Custos:

  • Integridade das bases de dados;
  • Práticas de conciliação de informações de custos;
  • Adoção do Regime de Competência:

o   Roteiro para a criação de canais de informações tempestivas de custos:

  • Conceitos básicos;
  • Registro da despesa em liquidação; e
  • Identificando a ocorrência do fato gerador da obrigação que reflete em custos.

Nossas Turmas

O curso abordará aspectos teóricos e práticos relacionados à implantação de Sistema de Informação de Custos. As questões práticas abordarão procedimentos voltados para implantação de gestão de custos  com base na Cadeia de Valor de uma entidade.

Nossa metodologia
Método de Estudo

INCLUSO E INFORMAÇÕES SOBRE CONFIRMAÇÃO DO CURSO

Material didático e de apoio, almoço (se aula nos dois turnos), lanche (manhã e/ou tarde) e certificado de participação (mínimo de 75% de presença na sala de treinamento).

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, efetuando sua inscrição com antecedência. A MMP Cursos confirmará o evento com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento. Obs.: A inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento.

- A MMP Cursos reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.

Cancelamento por parte do Inscrito:

O cancelamento da inscrição por parte do inscrito deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição

 

METODOLOGIA

Confira abaixo alguns de nossos clientes

© MMP Cursos

by nerit