Gestão em Ouvidoria, Imagem e Reputação na Velocidade do Pensamento

(Curso Novo)

Sobre o Curso

APRESENTAÇÃO: 

Nos dias de hoje, é essencial o conhecimento dos acontecimentos nas organizações para a tomada imediata de decisão.  

Mas, nem sempre isso é possível. Nesse sentido, a ouvidoria é um setor estratégico da instituição, seja ela pública ou privada, pois, pela própria essência da atividade, pode indicar uma observância de problemas não conhecidos ou não propagados no dia a dia dos negócios. 

Assim, podemos entender a ouvidoria como uma última instância de resolução de problemas, só vai ser acionada quando todos os setores da instituição falharem.

Nenhum limite governamental possui sua existência o caráter obrigatório, motivo pelo qual os servidores e funcionários públicos precisam estar preparados para melhorar a atividade.

Por este MMP Cursos apresenta este curso como oportunidade para discussão e aprendizado para os profissionais que têm como motivo o tema ouvidoria.

 

OBJETIVO GERAL:

O curso tem como objetivo disseminar uma nova sistemática e os procedimentos para o atendimento aos usuários expressos na Lei nº 13.460/2017, que devem ser seguidos pelas Ouvidorias e Controladoria Públicas, demais órgãos do Poder Público e Servidores em geral. Visa também compartilhar conhecimentos essenciais sobre a Lei 12.527/2011 - Acesso à Informação e sobre Controle Social, com o objetivo de capacitar/nivelar os dois lados do 'balcão de atendimento físico ou virtual' (tanto servidores quanto cidadãos) para o exercício da cidadania ativa, para que cada um possa desempenhar bem o seu papel na sociedade.

Conheça mais sobre o
Curso

PÚBLICO ALVO:

Servidores Públicos envolvidos direta ou indiretamente com atendimento interno e externo aos cidadãos.

 

REQUISITOS PARA O CURSO ON-LINE AO VIVO:

Computador ou Notebook com: 

   • Conexão de banda larga com a Internet de 5Mbs

   • Webcam integrada ou câmera USB externa 

   • Processador Intel i3/i5/i7 da 2ª geração de 2,2 GHz, equivalente a AMD ou superior compatível com vídeo em HD  

Sobre a MMP

Conheça os Instrutores

Edilson Barboza

Instrutor

Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo – TCEES; Governo do Estado do Espírito Santo: Secretário de Estado, Auditor Geral, Subsecretário de Estado, Diretor e Presidente de Autarquias Estaduais; Assessor Especial do Governo, Membro do Conselho Estadual de Controle Interno, Membro do Conselho de Administração do Diário Oficial e do Instituto de Tecnologia da Informação; Diretor Geral de Administração do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo. Mestre em Ciências Contábeis pelo Instituto de Ensino Superior Prof. Nelson Abel de Almeida (Faculdade de Ciências Humanas de Vitória); Especialista em Administração Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Especialista em Auditoria pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG; Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Instrutor da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo; Instrutor do CEAF – Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Ministério Público do Espírito Santo; Instrutor da MMP Cursos – Capacitação & Treinamento; Instrutor do CESPE – Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília no Curso de Formação de Auditores de Controle Interno do Estado do Espírito Santo; Instrutor do Curso de Especialização e Aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo; Coordenador do Núcleo de Controle Interno do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo; Membro Voluntário do Conselho Fiscal da Associação Feminina Espírito-santense de Combate ao Câncer – AFECC; Professor do curso de Pós-Graduação em Administração Pública da Faculdade Gama Filho de Vitória; Coordenador e Professor dos cursos de Pós-Graduação em Gestão de Cidades, Auditoria e Controladoria da Faculdade UNICES; Professor dos cursos de Pós-Graduação em Auditoria, Gestão Pública, Finanças Empresariais e Política e Estratégia da FAESA; Professor do curso de Pós-Graduação em Planejamento, Gerência e Avaliação de Projetos Sociais da Interação – Ensino, Pesquisa e Consultoria/FDV; Representante do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, como palestrante, em congressos, seminários e encontros técnicos; Coordenador da Comissão Técnica para Análise da Prestação de Contas do Governador do Estado do Espírito Santo; Coordenador do Projeto “Política de Controle Externo” do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo.

Conteúdo Programático

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

  • Conceitos;
  • Princípios;
  • Diretrizes relativas à prestação dos serviços públicos na Era da Informação;
  • Direitos e deveres dos usuários;
  • O papel das Ouvidorias Públicas na promoção dos direitos dos usuários e na melhoria dos serviços públicos;
  • O processo de simplificação dos serviços públicos;
  • A importância da avaliação dos serviços prestados ao cidadão;
  • Padronização dos procedimentos de recebimento:
  • Análise, prazos e respostas às manifestações;
  • Denúncias;
  • Reclamações;
  • Comunicação de irregularidades;
  • Elogios;
  • Simplificação;
  • Solicitações de providências;
  • Pedidos de informações;
  • Prazos, recursos, sigilo;
  • Distinção entre pedidos genéricos, desproporcionais, desarrazoados;
  • Trabalhos adicionais;
  • Como utilizar e elaborar a Carta de Serviços ao Usuário;
  • A Lei 12.527/2011 – Acesso à Informação e sua importância no âmbito Controle Social;
  • Controle pelas Instituições Públicas;
  • Controle pelo Cidadão.

Nossas Turmas

METODOLOGIA UTILIZADA

Exposição de conteúdo de acordo com a modalidade aplicada.

 

INCLUSO E INFORMAÇÕES SOBRE CONFIRMAÇÃO DO CURSO

Material didático e de apoio, almoço (se aula nos dois turnos), lanche (manhã e/ou tarde) e certificado de participação (mínimo de 75% de presença na sala de treinamento).

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, efetuando sua inscrição com antecedência. A MMP Cursos confirmará o evento com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento. Obs.: A inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento.

- A MMP Cursos reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.

Cancelamento por parte do Inscrito:

O cancelamento da inscrição por parte do inscrito deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição

METODOLOGIA

Confira abaixo alguns de nossos clientes

© MMP Cursos

by nerit