PCASP: Principais lançamentos contábeis para Municípios

Sobre o Curso

APRESENTAÇÃO DO CURSO:

compreender o PCASP e como registrar nele corretamente os principais fatos da administração pública é essencial para a qualidade da informação contábil. O curso é centrado em um conteúdo objetivo e prático para que você esteja preparado aos desafios atuais da Contabilidade Aplicada ao Setor Público - CASP. Um aperfeiçoamento fundamental para os contadores públicos que anseiam pelo reconhecimento do seu esforço e dedicação. O curso possui conteúdo aderente e atualizado aos procedimentos contábeis do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - MCASP e outros normativos legais da Contabilidade Pública, como a Lei 4.320/64 e Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (LC 101/00).

Conheça mais sobre o
Curso

OBJETIVO:

tornar o aluno apto a compreender a estrutura, lógica de utilização do PCASP e os principais lançamentos contábeis que envolvem a Administração Pública Municipal, como os relacionados ao orçamento e ao patrimônio público (estoques, imobilizados, dívidas e outros).

 

PÚBLICO-ALVO:

Contadores, contabilistas, controladores internos do setor público, profissionais do setor privado que prestem assessoria ou consultoria a órgãos públicos Municipais e demais interessados na qualidade das contas públicas padronizados desde a entrada da informação.

 

REQUISITOS:

conhecimentos básicos de conceitos orçamentários para melhor compreensão dos exemplos práticos.

 

REQUISITOS PARA O CURSO ON-LINE AO VIVO: 

Computador ou Notebook com: 

   • Conexão de banda larga com a Internet de 5Mbs

   • Webcam integrada ou câmera USB externa 

   • Processador Intel i3/i5/i7 da 2ª geração de 2,2 GHz, equivalente a AMD ou superior compatível com vídeo em HD  

 
 

Sobre a MMP

Conheça os Instrutores

João Scaramelli

Instrutor

Contador, Professor e Escritor, Especialista em Contabilidade Pública com MBA em Gerência de Cidades. Possui experiências como consultor e gerente em sistemas de planejamento e contabilidade pública municipal (gestão contábil, financeira e orçamentária), transparência pública e inteligência gerencial. Atualmente, é diretor técnico da WebCasp, assessor em contabilidade pública e instrutor selecionado pela STN para as SECOFEM´s (Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios) no biênio 2020/2021, autor e co-autor de treinamentos em PCASP, MCASP, Siconfi (MSC, DCA e LRF) e em DCASP (Fechamento de Balanços Públicos Municipais).

Conteúdo Programático

1 – Visão geral e estrutura do PCASP
2 – Regras de Integridad
3 – Procedimentos Contábeis Patrimoniais e Lançamentos Típicos dos Municípios
      3.1 – Despesas - Fato gerador e correlação entre Despesa Orçamentária x VPD
      3.2 – Estoques
      3.3 – Patrimônio
      3.4 – Receitas - Fato gerador e correlação entre Receita Orçamentária x VPA
      3.5 – Dívida Ativa
      3.6 – Atributo de Superávit Financeiro do PCASP (P) e (F)
      3.7 – Precatórios
      3.8 - 5° nível do PCASP
      3.9 – Operações de Crédito
4 – FUNDEB
5 - Lógica dos Lançamentos Contábeis Orçamentários e de Controle
6 – DDR – Disponibilidade por Destinação de Recursos e cálculo do Superávit Financeiro

Nossas Turmas

70%
de aprovação

Oficinas com a resolução de exercícios de contabilização, material de apoio para estudos e exposições práticas do professor para melhor compreensão da matéria.

Nossa metodologia
Método de Estudo

  • Aulas expositivas com o uso da ferramenta Power Point,
  • Parte prática com aprofundamento do conteúdo e exercícios pautados no material didático oferecido.

INCLUSO E INFORMAÇÕES SOBRE CONFIRMAÇÃO DO CURSO

Material didático e de apoio, almoço (se aula nos dois turnos), lanche (manhã e/ou tarde) e certificado de participação (mínimo de 75% de presença na sala de treinamento).

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, efetuando sua inscrição com antecedência. A MMP Cursos confirmará o evento com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento. Obs.: A inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento.

- A MMP Cursos reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.

Cancelamento por parte do Inscrito:

O cancelamento da inscrição por parte do inscrito deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição

METODOLOGIA

O que dizem sobre nós

Confira abaixo alguns de nossos clientes

© MMP Cursos

by nerit